quarta-feira, 19 de março de 2008

Oasis, começando uma nova era no rock

Arctic Monkeys, The Coral, Kasabian, The Cribs, The Strokes... areia do mesmo Oasis


Oasis, banda criada pelos irmãos Gallagher no início da década de noventa, nunca teve vergonha de suas origens. Noel Gallagher, guitarrista e compositor da grande maioria das músicas de grande sucesso do Oasis, em suas primeiras entrevistas já falava da importância de bandas como o quarteto fantástico, também conhecido como The Beatles. para a existência do Oasis. Neil Young, The Kinks, Rolling Stones e The Who foram as fortes influências dos anos 60/70. Humble Pie, The Jam (Paul Weller), Sex Pistols, e The Stooges, anos 70/80. Inspiral Carpets, Primal Scream, Stone Roses (Ian Brown ensinou a pose de Liam Gallagher, vocalista do Oasis), Happy Mondays, The Smiths... a lista que se refere a virada de 80/90 é infinita. E isso são somente bandas já mencionadas por eles.

O Oasis mostra suas influências, muitas vezes, não somente nas músicas. Já falaram em entrevistas muito bem de seus "criadores". Mas também, com muito humor e arrogância, ridicularizaram Keith Richards (guitarrista dos Rolling Stones), Paul McCartney e Ringo Star (ironicamente, o baterista convidado da banda, hoje em dia é seu filho, Zak Starky) e Deus (como uma referência ao que John Lennon disse sobre os Beatles serem mais famosos que Jesus Cristo). No entanto, desde o início da banda que o Oasis terminava os seus shows com as músicas I am the Walrus (Beatles) ou My Generation (The Who; após a morte do baixista do conjunto, John "Thunder Fingers" Entwhistle, talvez o maior baixista do rock dos anos 60). Na época que o conjunto começou a terminar cada apresentação com Rock ´n Roll Star, sempre tinha a presença da canção Hey Hey, My My (Neil Young). A lista de covers também é interminável, vamos de Rolling Stones (Street Fighting Man) a The Smiths (There is a Light that Never Goes Out).

A banda está agora na melhor fase de sua carreira, documentário/ show Lord Don´t Slow Me Down lançado e disco novo a caminho
. Este é o momento de sentar e esperar. Será?

Aí é que vem o verdadeiro "oasis". Depois de mais de quinze anos de carreira, se a banda é do tamanho do Oasis a de se deixar sementes. Jovens que ouvem o som e não só falam que querem ser "Oasis", mas que, levado pelo estilo arrogante de ser que tanto admiraram dos irmãos Gallagher, querem ser melhores que "Oasis"! Querem fazer covers de músicos das "antigas" ou até do Oasis (que pra eles se classifica como das "antigas") só que melhores. Isso se exemplifica no caso da versão de Wonderwall do Ryan Adams (músico de Folk americano) que após se apresentar com Noel Gallagher na plateia, o guitarrista do Oasis, que já não suportava sua própria versão da música, começou a tocar somente a versão do músico americano. O The Strokes, suposta banda que trouxe de volta o rock para as rádios (acredite nisso quem quiser...), no começo de sua carreira foi se apresentar em um festival que o Oasis nem ia se apresentar, mas quanto Julian Casablanca ficou sabendo que Noel e Gem Archer (guitarrista base do Oasis) estavam no local, procurou os músicos para pedir autógrafo.

Mas esses são artistas que provavelmente os Gallaghers não tiveram nada a ver com o surgimento, só foram um complemento. No entanto, três bandas que se tornaram hits mundiais, "apadrinhadas" pelo Oasis foram o Arctic Monkeys, The Killers e Kasabian (todos já estiveram no Brasil). Todas muito elogiadas por Noel Gallagher, as bandas são de caráter arrogante, falam o que pensam em entrevistas e músicas e se vestem como nos anos 60, dando muita importância pro visual, sem parecer. O som: rock ´n roll, um rústico, quase Sex Pistols, o outro, mais anos 80, teclados fortes e guitarra altamente distorcida, e por fim, as fortes batidas semelhantes ao ritmo que se houvia no cenário de Manchester no início dos anos 90. O Kasabian transmite a mesma força que o Oasis transmitia no início de sua carreira, em palco. Arrogantes em palco, a energia transmitida pelo som traz de volta todo o cenário da cidade Natal dos Gallagher. E em turnê juntos viraram grandes amigos, com frequentes participações de Noel no maior hit (Club Feet) do Kasabian. O Arctic Monkeys, diz a lenda, se formou durante um show do Oasis, enquanto o The Killer scomenta como o britpop teria acabado por completo se não fosse pela banda.

Na verdade o parágrafo que antecede a esse cita somente as mais famosas aqui no cenário brazuca. A lista segue: The Coral, Travis, Maximo Park, Kaiser Chiefs, The Cribs, Graham Coxon (sua carreira solo, ex-Blur), Cotton Mather, Gomez, Libertines (e aquele louco do Pete Doherty)... Muitos desses foram contemporâneos da banda, como Travis e o Graham Coxon, e não coloquei as que foram "influenciadas" a acabar por causa do grande sucesso da banda. Só coloquei bandas que de alguma maneira mencionaram o Oasis como elo de formação ou criação do conjunto.

Então pronto. O que fazer enquanto não sai o disco novo do Oasis. Esperar ouvindo rock ´n roll de primeira qualidade, e colher os frutos neste "oasis" músical.

Fique aqui com o mais recente single do Oasis: Lord Don´t Slow me Down

O grande fanatismo pela banda

[via FoxyTunes / Oasis]


Um comentário:

Márcia Mesquita disse...

mas nenhuma banda filhote é mais marrenta hehehe

aí João, to apanhando do myspace hahahahaah analfa digital. quando eu conseguir te adiciono

bjs