terça-feira, 11 de março de 2008

Mini-críticas: Weezer - O verdadeiro EMO, nerd e Rock combinam, quem é Rivers, trancando Harvard e se concentrar em uma banda de rock...

Primeiro explicando o que são as mini-críticas: Levando em consideração que este Blog começou no fim de 2007, algumas coisas tem que ser postas em dia. Bandas como Weezer, Oasis, Supergrass, White Stripes e (a já citada aqui) Queens of the Stone Age tem tanta importância para o cenário da música como Hot Chip, Shit Disco, The Cribs e Lightspeed Champions. Essas bandas que já tem alguns trabalhos lançados devem ser conhecidos antes que seus recentes lançamentos serem comentados.

weezer

weezer

[via FoxyTunes / Weezer]



Vamos então ao Weezer. Banda criada por Rivers Cuomo no início dos anos '90, logo tachada como uma novidade na época, um "novo" estilo: EMO (termo jogado de um lado para o outro para definir o estilo das piores bandas no mercado atual). Hoje você pode até ser EMO, com um toque de maquiagem e um penteadinho específico. O Weezer no entanto, apresentava fortes distorções em suas guitarras e disfarçavam suas palavras de amor (sem êxito, pois esse estilo criou uma legião de fãs, entre esses, brasileiros, como o Los Hermanos, vergonhosamente emulando o som da banda americana em seus primeiros dois discos).

O mais novo disco do Weezer está sendo mixado neste momento então vou aproveitar para falar dos trabalhos já apresentados pela banda:

Weezer - 9/10: Conhecido como o álbum azul, por ter uma capa azul e não ter nome (parece óbvio, mas sim a banda se refere ao álbum como "the Blue Album", assim como os fãs), na capa os quatro integrantes se apresentam sem guitarras ou maquiagem, só em pé, com cara de... bom, não tem outro jeito, nerds. O som no entant, vai contra a imagem. A primeira canção, My Name is Jonas, começa com poucos segundos de um riff limpo até entrar uma parede de distorção, e assim por diante. O primeiro single lançado pela banda, Undone (Sweater Song), inova com uma conversa no fundo de um clamo riff de guitarra, até entrar o refrão com guitarras a toda força. A música que conquistou a grande massa de fãs banda entretanto, teve seu clipe lançado no disco de instalação do Windows 95, Buddy Holly, onde o diretor Spike Jonze pôs a banda tocando no cenário do programa "Happy Days", montagem muito bem feita, com direito a interação do público com a banda e dança do Fonzie. A música conquistou a nação e abriu alas para músicas como Say it Ain't So e In the Garage (lado nerd, fala de Dungeons and Dragons, bonecos do X-men, e posters da banda predileta de Rivers, o KISS). O lado EMO (verdadeiro) vem com a música Holiday.
Para
a sua playlist: Say it Ain't So, Holiday, Only in Dreams

Pinkerton - 10/10: Acho que a coisa mais contestável que já escrevi nesse Blog é essa nota. A receita desse disco , lançado em '96, dois anos após o lançamento de Weezer, fazer o contrário do primeiro. Enquanto o primeiro disco falava de romances mais inocentes (tudo bem esse ainda fala um pouco), esse disco começa com Tired of Sex, que tem Rivers reclamando de fazer muito sexo e não conseguir achar um verdadeiro amor. Getchoo traz um estilo de rock nunca visto pelos fãs da banda (a, cantem Todo Carnaval Tem Seu Fim nos versos de Getchoo, dica para os fãs de Los Hermanos). Pink Triangle, é sobre o amor de Rivers por uma lésbica, El Scorcho e Across the Sea tem como tema o amor por uma japonesa inalcançavel. The Good Life, reclama de sair da vida boa. No entanto, a banda brilha nas últimas duas, Falling for You, enquanto Rivers reclama de ser um farsante na música (tecnicamente), mostra a sua mais complexa do disco, um pouco de influência dos Beatles. Butterfly é uma bela balada no violão, também novidade para os fãs. Ambas muito românticas, na verdade, a banda já assumia um posto EMO com as belas melodias compostas na época do mainstream americano.
Para
a sua playlist: Across the Sea, Falling For You, Pink Triangle, Good Life, Falling For You, Getchoo, Butterfly (um disco nota 10 não aparece todo dia, vale escutar inteiro)

Sem muito sucesso na mídia, Rivers Cuomo voltou para faculdade (Harvard!!!).

Weezer (Álbum Verde) - 8/10: Sim, outro Weezer (2001, cinco anos depois!). Não tão bom quanto os dois primeiros, mas ainda assim, um ótimo trabalho, mais aceito pela mídia, mas não pelos críticos. Realmente, a banda não parecia estar tão inspirada, todos os solos de guitarra são a melodia antes cantada (todos). Mando uma mensagem para os críticos: o disco é divertido! E isso é o Weezer a seriedade os destruiria (como será visto no próximo trabalho). Hash Pipe, Photograph e Island in the Sun. Qualquer banda no mundo gostaria de ter pensado em pelo menos uma dessas músicas. O tema EMO só se manteve na parte melódica, mantendo o romantismo em poucas faixas e o lado nerd só é visto nos videoclipes (lutadores de sumô e filhotinhos de animais selvagens). O lado b do disco também não peca, Simple Pages e Glorious Day, rock puro e vocais tão bem harmonizados na música Smile, que foi comparada a uma música sertaneja por um amigo meu, e essa comparação foi um grande elogio. O Girlfriend fecha o disco com chave de ouro, inocente (até um certo ponto, triste), sentimentos de um término de um relacionamento com fortes vocais. Essa é o perfeito exemplo da faixa EMO e porque hoje em dia o termo é tão distorcido.
Para
a sua playlist: Hash Pipe, Photograph, Smile e é claro Island in the Sun

Maladroit - 5/10: A seriedade deste disco até hoje não faz sentido pra mim. Lançado quase no ano de lançamento do álbum verde, 2002, Maladroit só não foi um grande desastre por causa do lado A do disco. Take Control e American Gigolo são ótimas músicas de rock mas não se comparam a Getchoo e Hash Pipe (mas se for pra comparar vai ficar chato). Então duas outras salvam o disco (mesmo): Keep Fishin', a do clipe dos "Muppets", e Dope Nose, das gangues de motoqueiros orientais. Slob é péssima, Rivers apresenta vocais exagerados e deprimentes. Burnt Jamb é boa, salva o lado b com Slave e Love Explosion, mas são difíceis de chegar com faixas entres elas como Space Rock, Fall Together. Possibilities é bem pra cima, mas sabe quando você percebe que só você gosta da faixa? Logo, não sei se recomendo essa... Se chegar em December, a última, aproveite, pois é uma excelente faixa. A conclusão é que o vocal de Rivers está fraco nessas últimas faixas e parece que a banda se concentrou mais no instrumental do que no que vende a banda, diversão. O disco foi destruído pela mídia e crítica.
Para
a sua playlist: Keep Fishin', Dope Nose, Take Control e December

Make Believe - 9/10: Com todos os fãs traumatizados, procurando a mais nova Buddy Holly, lançado em 2005, Make Believe teve ótima repercussão na mídia e crítica que variaram (ou amaram ou detestaram). Beverly Hills, filmado na mansão da playboy, teve o Weezer, mais uma vez no topo das paradas americanas. O disco em si, é muito parecido com o estilo do álbum verde com muitas canções divertidas de se ouvir e poucas letras maliciosas (ao contrário de Pinkerton). A voz ficou sempre em primeiro plano com nos primeiros lançamentos. No entanto, na época de seu lançamento, o Weezer já estava entrando em um mercado em que o seu estilo teria que mudar, pois agora disputava com o novo EMO, Green Day (maquiado), Panic! at the Disco, My Chemical Romance e outros. O disco, então, tem algumas novidades bem aceitas, como o estilo mais anos '80 de This is Such a Pity, uma influência das bandas inglesas em Best Friend, mais riffs e menos parede de distorção, parece com Supergrass, e, concluindo o disco, talvez uma das melhores músicas já feitas pela banda, Haunt you Every Day, música com base no piano e forte guitarra no refrãoe, harmonias perfeitas, a voz de Rivers da a música o drama necessário. e a volta ao piano após o solo de guitarra vale o preço do cd. É importante lembrar da belíssima canção que mostra o lado mais sutil da banda em Freak me Out, sem distorção e com gaita, outra novidade instrumental. Sim as guitarras acalmaram, mas ouvindo o Maladroit isso foi uma melhora. Fica então a espera do disco novo e reina a curiosidade.
Para a sua playlist: Beverly Hills, This is Such a Pity, Perfect Situation, Best Friend, Freak Me Out, e Haunt You Every Day


4 comentários:

Márcia Mesquita disse...

Po, João, gostei desse esquema hein! Didático! Porque às vezes quero saber qual foi o primeiro cd de alguma banda q nao comecei a gostar desde sempre, e saber se é bom, e tenho q ficar caçando por aí...
weezer eu já sabia, mas ok

po, e nem acho weezer emo, eles são indies, nerds e esquisitos hehe

Revista Foda-se disse...

fala joao!
valeu pelo link.
leia o texto do James Brown, na Foda-se.
Abs
McGill

Anônimo disse...

Como você mesmo sabe,sou suspeita pra falar de Weezer.O sexto álbum sai agora esse ano né (segundo o Rivers, "blast off" é a melhor música). Mas sem dúvida alguma, "Falling for you", "Photograph" e "Butterfly" são as minhas preferidas =) Gostei muito sobre o que você escreveu sobre eles.Beijãão.

João Vianna disse...

A música "Blast Off" já foi lançada no fim do ano passado no álbum solo do Rivers,'Alone – The Home Records of Rivers Cuomo', e realmente é muito boa. Mas não sei se vai sair no sexto álbum...