sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Townshend, internet... Quem?!



No início dos anos 70 um jovem rapaz começou a sonhar com um mundo onde todos seriam conectados sem restrições. Seria esse jovem um gênio ou um louco?

Pete Townshend, após imenso sucesso com a ópera rock Tommy, com seu conjunto, The Who, começava a sonhar com o projeto Lifehouse. Townwshend sonhou e sonhou com algo que seria uma previsão da internet, uma "nota musical" conectando a todos (ou pelo menos foi isso que Townshend tentou explicar antes de literalmente surtar!). Voltando à sua normalidade (ou quase) ainda tivemos obras primas do rock sendo lançadas pela banda. Who Are You (tocada diversas vezes pela banda inglesa Stereophonics), Baba O'Reilly (música que fez parte do repertório do Pearl Jam, tocada no Rio de Janeiro), Behind Blue Eyes (já tocada por Sheryl Crow, Bryan Adams e Limp Bizkit), Pure and Easy e Won't Get Fooled Again. Duas músicas que tem refrão diretamente ligadas a idéia do Lifehouse são Relay, que fala da grande velocidade da troca de informação, e Getting in Tune, que em sua letra menciona todos no mesmo tom. CONECTADOS!

Então por anos o projeto foi abandonado. Até que, em sua carreira solo, início dos anos noventa (1993), Townshend lança a obra Psychoderelict. Um disco de média qualidade, agora aborda de forma diferente, em uma ópera/ drama musical, uma idéia estranhamente semelhante ao Lifehouse. Bem vindos ao "Grid", inventado para este projeto, uma espécie de rede (ou a web que tanto conhecemos). Os seres humanos viviam em função de algo chamado "Grid Life", ou a nossa internet. A idéia deste drama musical, era que um artista, no fim de sua carreira musical queria dar um show para todos no "Grid", meio como um Webcast para o mundo todo. NÃO ESTÁVAMOS NEM PERTO DE TER WEBCASTS NESTA ÉPOCA!

Conclusão: Se Pete Townshend não sabia da internet antes da gente, por sorte, ele passou bem perto...

Discos Recomendados:

The Who - Who's Next

Pete Townshend - Lifehouse Chronicles
* Nota para a canção English Boy do Psychoderelict, nota 10

Nenhum comentário: