sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Crítica: Icky Thump - The White Stripes

De Stijl de novo: 8/10

(É isso mesmo, não consegui segurar. Se você já ouviu De Stijl...)
Bom, acho que é melhor falar só sobre Icky Thump no momento...

Icky Thump começa forte. A música título (que fala de prostitutas, mexicanos e coisas completamente aleatórias) e o segundo single, You Don't What Love Is, são sucesso. O meio do disco é que fica confuso. Conquest não é para todos (a música é um rock/ blues/ espanhol com base em guitarra e trompete, com a voz mais gritante do que nunca, de Jack White). Mas ouvindo a música como se não fosse de uma banda de duas pessoas, pode ser considerada uma das melhores do disco. Já Prickly Thorn não é o mesmo caso. A música tem como base instrumental uma gaita de fole (sim, aquele instrumento que parece um travesseiro). Sou totalmente a favor da inovação, mas essa não agradou.



O que salvou o disco mesmo foi o bom e velho White Stripes. A guitarra nos blues 300 M.P.H. Torrential Outpour Blues e Catch Hell Blues tem a força necessária para segurar as canções mais calmas do disco. A letra do folk Effect and Cause é perfeita, enquanto o teatrinho musical da canção Rag and Bone, em que Jack e Meg White (dois mendigos) ficam oferecendo pegar lixo dos outros prometendo alguma utilidade, é um dos rocks mais bem feitos do disco. Little Cream Soda e Bone Broke, são canções pesadas com forte influência dos Stooges, e vaga lembrança de Robert Plant (Led Zeppelin) no vocal.


Para finalizar, deixei para dar atenção especial para a música A Martyr for My Love for You. A letra volta a inocência do White Stripes, não fala de imigrantes mexicanos e prostitutas. Como Bob Dylan, e suas letras de paz e guerra, e Johnny Cash, e o imaginário e eterno prisioneiro, tem certos letristas que escrevem certos estilos como ninguém. Jack White, talvez até no começo do espetáculo "White Stripes", começou a escrever com a sua juventude na sua frente. Com sucessos como Seven Nation Army, temática política, Jack parou de escrever tantas Fell in Love With a Girl (me apaixonei por uma garota).

Mais uma vez Jack White, nos traz um grande disco. Para quem acompanha a carreira do duo, ao ouvir esse disco lembro da expressão De Stijl.

Discos Recomendados:
The White Stripes: De Stijl
Raconteurs: Little Boy Soldiers

White Stripes Concert Part 6

[via FoxyTunes / The White Stripes]



3 comentários:

Anônimo disse...

Cara Jão! Curti mto essa parada de vc escrever! Sem férias em Petrópolis (ou férias at all!) fica difícil continuar a minha educação musical. Se bem que o Bira ajuda mto.

Sobre o disco, tenho que dizer que gostei bastante. Quando a Bibi me emprestou ela fez a ressalva de que não tinha gostado, mas depois que escutei Conquest!!! Caramba!! Fiquei bolada! Adorei!! e por incrível que pareça, a primeira pessoa que me veio na cabeça foi vc!

Continuarei lendo.
Bjos

Márcia Mesquita disse...

fala joão!

como eu sou o único ser do mundo que não baixa músicas, ainda não ouvi o cd novo
será que tem na rádio uol? heuhaeha

Unknown disse...

O site ficou muito legal, parabens.