domingo, 2 de dezembro de 2007

Destaque: Desert Sessions (Volume 1-10)

Um gênio, um ideal, uma reunião musical no meio do deserto

Em agosto de 1997, Josh Homme idealizou e criou os Desert Sessions. Diz a lenda que Homme, um dos gênios dos anos 90 / 2000, hoje líder ativo do Queens of the Stone Age, queria gravar no estúdio Joshua Tree, no meio do deserto localizado no Rancho de La Luna, por dias sem parar sob o efeito de “chá de cogumelos”, liberando toda a sua criatividade na obra perfeita.

PJ Harvey e Josh Homme lançando volumes 9 e 10

Lenda ou não, Homme convidou amigos das bandas Kyuss, Monster Magnet, Soungarden e muitas outras mais. Músicos que viriam a formar bandas como o Eagles of Death Metal e outros projetos paralelos de integrantes do Queens of the Stone Age. As gravações também contaram com a presença de uma das maiores roqueiras da atualidade, PJ Harvey, do genial, ex-Screaming Trees, Mark Lanegan, o baixista da formação original do QOTSA, Nick Oliveri, que tocou completamente nu no Rock in Rio e Samantha Maloney, Motley Crue.

O resultado foram álbuns lançados em dez volumes, lançados de 1997 a 2004. Psicodélicos com pegadas de rock (ou o bom “desert rock” como o estilo acabou sendo definido), vocais diversos e toques femininos nos últimos volumes com toda a sensualidade de PJ Harvey. Várias músicas acabaram sendo reutilizadas em discos das bandas que participaram das gravações (Make it Wit U, Hangin’ Tree, Crawl Home, I’m Here for Your Daughter, Like a Drug, Cake (Who Shit On?) e muitas outras). E algumas curiosidades, como a música Avon (também aproveitada dos Sessions) tem sua versão oposta, Nova, com vocal diferente, vocalista e melodia.


PJ Harvey e Josh Homme lançando o single Crawl Home

Ao fim dos dez volumes, ouve-se muitas obras de artes, boas tentativas, músicas gravadas por diversão mas acima de tudo a música gravada pela música.

Discos Recomendados:
Desert Sessions (Volume 1 e 2)
Desert Sessions (Volume 9 e 10)

Desert Sessions 9 & 10 Making Of

[via FoxyTunes / The Desert Sessions]


Nenhum comentário: